Buscar
  • DUOVOZZ

O MARKETING MORREU?

Tomei um susto, mas não fui o único. Li no post de um destes novos gurus (novo no sentido também de idade) que o marketing tradicional morreu, e que no seu curso online aprenderíamos como agir no que ele chama que novo marketing. Por não ter sido o único a achar o post extremamente imoral, a postagem vinha acompanhada de diversos comentários colocando o guru no seu lugar.



Claro que todos sabemos que o marketing tradicional não morreu – inclusive o guru principiante -, mas ainda escutamos esta bobagem sem tamanho vez ou outra por ai. Marketing continua sendo entender, analisar e desenvolver mercados, compreender clientes e construir ideias – entre tantos outros. Continua a ser gerenciar praça, promoção, preço e produtos. Se mantém fundamental estudar consumidores, influenciadores, iniciadores, shoppers e decisores.


Num mundo como o atual, onde gurus prometem tudo, fico encafifado. Alguns prometem que num curso de algumas horas você irá dominar o marketing. Que doideira! Trabalho e estudo marketing há 15 anos e até hoje não aprendi nem o básico para poder me entender como completo! Assim, como pode alguém em algumas horas entender o que Kotler levou anos para colocar num livro que em poucos anos se tornava novamente incompleto, não por culpa dele, mas pela velocidade do mercado?


Entender de mercado e de gente é algo desafiador, já que quando mais se estuda cada um, mais entendemos que pouco sabemos dele. Talvez por isso que marketing seja tão apaixonante para que estuda ou trabalha com ele. Por ser esse negócio que te testa a cada nova ação, e cada entendimento, a cada resultado positivo ou negativo. E ainda assim, ele em essência é o mesmo desde a década de 60.


Podemos sim afirmar que as mídias estão se transformando nos últimos anos, que as estratégias de desenvolvimento de produtos, preço, distribuição e comunicação passaram por pequenas adaptações, mas não que as velhas formulas mudaram. Não mudaram, pois são atemporais! Onde existe mercado, alguém querendo vender e outro querendo comprar, a lógica do jogo continuará a mesma. As ferramentas podem mudar, mas o resultado que buscamos com elas continuam os mesmos.


É... Não se fazem mais gurus como antigamente.

12 visualizações
  • LinkedIn Duovozz
  • Facebook DuoVozz
  • Instagram DuoVozz

© 2023 por Duovozz. Criado por Gustavo Arissa